quarta-feira, 25 de maio de 2016

Cutículas não são inúteis e você não deveria tirá-las


“Tenho uma dúvida: Dizem que tirar cutícula faz mal para a unha. Isso é verdade?” Luciane Gonçalves


Você tocou em um assunto interessante… Normalmente, as cutículas são uma parte esquecida da anatomia humana. É comum tratarmos essa pequena pele existente na base de cada unha da mão e do pé, como algo dispensável que só atrapalha. Mas não é bem assim.
As cutículas, também conhecidas como eponíquios é o ponto de conexão entre as unhas e o corpo. As unhas são feitas de camadas de queratina, uma proteína que também existe na pele e no cabelo. Os cavalos tem queratina nos cascos. Os chifres dos rinocerontes são feitos de queratina, parecida com a nossa unha só que muito mais espessa. A parte que conhecemos das unhas – a parte que você apara – é conhecida como lâmina ungueal. A cutícula se sobrepõe à lâmina ungueal na base da unha. À medida que as células da unha envelhecem, elas endurecem e são empurradas para fora, por baixo da cutícula, e você pode ver as células mais velhas que compõem a porção visível das unhas.

Mas e aí, pode tirar?

A verdade é que as expressões “Arrancar bife”, cortar “bem fundinha” são coisas de brasileiros. O hábito de cortar as cutículas é um hábito do nosso país. Normal viajar para fora e ficar surpresa ao ver que as manicures gringas nem pensam no alicate.
As cutículas não representam uma parte inútil da estrutura dos dedos. Ajudam a proteger as novas células de queratina de danos enquanto elas amadurecem e estendem o comprimento das unhas. A maneira pela qual a cutícula se sobrepõe à lâmina ungueal também ajuda a selar a brecha entre a pele e as unhas. Sem essa vedação, os dedos ficariam mais suscetíveis a intrusões e subsequente infecção por vírus e bactérias.
Dra. Ana Célia Xavier, dermatologista do Hospital São Camilo (SP) diz que por se tratar de uma estrutura protetora, o mais adequado é não retirá-la por completo. “Empurre-as com uma espátula de forma delicada para não machucá-las. Para manter as cutículas sempre com boa aparência, recomendo o uso de ceras ou hidratantes próprios para essa finalidade”, orienta a médica. A podóloga Dina Souza do Studio de Beleza Sonia Nesi (RJ) também recomenda o uso de complexos redutores de cutículas que empurram a cutícula sem retirá-la, além de protegê-la, hidratá-la e reduzir sua espessura.
http://diariodebiologia.com/2016/05/e-verdade-que-tirar-a-cuticula-faz-mal/
Fonte: corpoacorpo / unhabonita   
 Imagens: Reprodução/ sobrebelezabolsademulher/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...