segunda-feira, 15 de junho de 2015

Médico americano relaciona depressãp com os intestinos


O médico americano Michael D. Gershon, da Universidade de Columbia NY, recentemente confirmou que o intestino tem seu próprio sistema nervoso autônomo, com uma rede de 100 milhões de neurônios, que por sua vez, liberam os neurotransmissores, substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre as células nervosas.

Deste modo, 90% da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar, é produzida pelos intestinos. Ele produz também 80% do potencial de imunidade do corpo humano, além de ser grande produtor do hormônio do crescimento.

Atualmente, os tratamentos de depressão envolvem a recaptação desse neurotransmissor (estudos comprovam a relação entre a falta de serotonina no cérebro e os suicídios). Várias necropsias apontaram a falta de serotonina no hipocampo, região do cérebro responsável pelos circuitos de prazer e dor.

Uma noite mal dormida, falta de Melatonina, uso de medicamentos de forma crônica, excesso de bebida, fumo e muito açúcar podem interferir no funcionamento do intestino, já que estes fatores modificam o PH intestinal e aceleram o envelhecimento e podem ainda agravar os quadros de depressão”.

Água e fibras são importantes para o funcionamento dos intestinos, assim como uma alimentação baseada em vegetais, alimentos orgânicos, carnes, gorduras de boa qualidade e principalmente livre (o máximo possível) de industrializados e farináceos.

Para aumentar os níveis cerebrais de serotonina precisamos ingerir alimentos que contenham os minerais Cálcio e Magnésio, os quais estimulam a produção de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina. Entre as fontes de cálcio estão vegetais verdes, brócolis, couve, gergelin. Já as fontes de magnésio são tofu, caju, salmão selvagem, espinafre, Cacau, abacate e arroz integral.

Agora me digam, como uma notícia destas pode ser publicada como "novidade", quando já falamos nisto a mais de 6 anos (eu pessoalmente pelo menos, pois este conhecimento já está disponível seguramente a mais de 10)?

Triste é saber que daqui a 10 anos, 99% dos pacientes que entrarem pelos consultórios com sintomas de depressão, ainda serão prontamente classificados e sairão com Freitas eternas de antidepressivos ao invés de primeiramente serem orientados a respeito da importância da alimentação correta é bom cuidado da fisiologia e integridade intestinal...

www.drvictorsorrentino.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...