terça-feira, 17 de março de 2015

A mistura perigosa de um medicamento com outro medicamento ou com alimentos

Tomar remédio com suco de laranja ou combinar com outras pílulas pode trazer riscos à saúde

O remédio para a pressão alta pode resultar em uma combinação perigosa se tomado na companhia de um suco de laranja.

A pílula anticoncepcional também perde a eficácia se for ingerida junto com antibiótico.

Sabe o que pode acontecer se misturar antidepressivo com descongestionante nasal? Prisão de ventre.

Segundo Rogério da Silva Veiga, coordenador da Comissão de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SP e consultor do Conselho Brasileiro de Fitoterapia, a grande responsável para aproximar os perigos da mistura de medicamentos é a automedicação.

“Tudo o que administramos em nosso corpo (inclusive alimentos) pode promover efeitos benéficos e maléficos de intensidade e natureza variáveis, no entanto, quando somos cuidadosos e buscamos a devida orientação, a promoção de uma boa saúde e qualidade de vida é garantida”, diz Veiga. “A orientação por profissionais (farmacêuticos, médicos, nutricionistas, naturólogos, biomédicos) competentes e atualizados é indispensável, pois envolve a racionalidade a partir de conhecimentos farmacológicos e toxicológicos”, diz.
O Sistema Nacional de Informação Toxicológica (Sinitox), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), em seu último relatório alertou que os medicamentos são os principais responsáveis por intoxicações e envenenamentos, superando agrotóxicos, venenos e drogas. Em um só ano, foram relatados 34 mil casos e parte deles pode ter sido potencializada por misturas de risco.

O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos, diz que a cultura da automedicação é enraizada no povo brasileiro. Para ele, o fato de as pessoas buscarem indicações de medicamentos com os vizinhos, amigos e familiares faz com que muitas não recebam informações importantes por parte dos farmacêuticos e médicos.

“O intuito sempre é de ajudar quando há indicação de uma medicação. Influenciar uma pessoa a tomar um medicamento pode até ser fatal. A recomendação especializada é indispensável.”


Algumas misturas de risco

Anticoncepcional + antibióticos = o antibiótico reduz drasticamente o efeito do anticoncepcional.

Antiespasmódicos (contra gases) + broncodilatadores (para asma) + (ou) descongestionantes nasais + (ou) antidepressivos + inibidores de apetite = a combinações de dois ou mais dos medicamentos acima causa maior excitabilidade do sistema nervoso central, boca seca, constipação do intestino e aumento da frequência cardíaca.

Anti-inflamatório + diurético = o anti-inflamatório inibe o efeito do diurético.

Chá de camomila + acido acetilsalicílico = pode levar a sangramentos.

Remédio para pressão alta + suco de laranja = diminui em 49% a eficácia do remédio para baixar a pressão.

Medicamento + erva-de-são-joão = a erva diminui a eficácia do medicamento.

www.curapelanatureza.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...