terça-feira, 30 de setembro de 2014

7 alimentos vermelhos que protegem o coração

A dieta é muito importante para um coração saudável.

Claro que existem os fatores genéticos.

Mas até esses fatores podem ser enfraquecidos graças ao que você come.

Cuidar bem do coração, com exercícios e alimentos saudáveis, é a melhor estratégia para ficar longe de um infarto ou outra doença cardiovascular.



Os alimentos que têm a cor vermelha são importantíssimos para a saúde não só do corpo mas também - e principalmente - do coração.

Selecionamos 7 alimentos cujo consumo regular forma uma poderosa proteção contra doenças cardíacas.

Verdade que nem todos esses alimentos são rigorosamente vermelhos.

Alguns são roxos.

Mas todos têm uma composição de nutrientes e de substâncias antioxidantes que atuam como agentes antidoenças do coração.

1. Beterraba

Existem estudos que mostram que o suco de beterraba tem a capacidade de baixar a pressão alta.  Este legume está cheio de fitonutrientes e antioxidantes excelentes para todo o corpo.

A beterraba também é anti-inflamatória e tem propriedades anticâncer.

2. Maçã vermelha

Dizem que comer uma maçã por dia mantém o médico longe.

E isso é verdade, especialmente no que diz respeito a problemas cardíacos.

Segundo estudo realizado em 2011 pelo Departamento de Nutrição, Alimentos e Exercício da Florida State University,  comer algumas maçãs por dia reduz os níveis de colesterol e de dois outros indicadores associados às placas e inflamação nas paredes das artérias.

As maçãs são ricas em pectina, uma fibra solúvel que bloqueia a absorção de colesterol no intestino e estimula o corpo a consumir a substância gordurosa e não armazená-la.

A casca da maçã é cheia de polifenóis, antioxidantes que impedem os danos celulares causados ​​por radicais livres.

3. Repolho roxo

Este vegetal crucífero está cheio de antocianinas (antioxidantes ) e vitamina C, que, de acordo com um estudo recente, pode ajudar as pessoas com insuficiência cardíaca a viver mais.

Além disso, comer repolho roxo reduz os níveis de colesterol.

4. Cereja

O vermelho intenso que você vê nas cerejas indica a presença de antioxidantes chamados antocianinas, que, além vários benefícios anti-inflamatórios e cardiovasculares, reduzem a fadiga muscular.

5. Cebola roxa

As cebolas roxas contêm flavonoides (encontrados principalmente nas camadas mais externas) que ajudam a prevenir ataques cardíacos.

Nelas também existem compostos de enxofre anticoagulantes, que aumentam as defesas do nosso corpo e, possivelmente, evitam que as plaquetas se aglomerem .

Segundo estudos, esses compostos de enxofre podem também ajudar a diminuir os níveis de triglicérides no sangue e a melhorar o desempenho das células vermelhas do sangue.

6. Pimenta vermelha

Trata-se de um forte vasodilatador, o que é ótimo para o coração e todo o sistema circulatório.

A pimenta vermelha ainda oferece uma boa dose de vitaminas A, C, E e B6.

Ela também contém substâncias fitoquímicas, como betacaroteno e betacriptoxantina, que protegem contra o câncer de pulmão, e licopeno, que protege contra o câncer de próstata.

7. Tomate

O principal ingrediente do  tomate é o licopeno, um fitonutriente que dá a cor vermelha a esse fruto.

No tomate também há uma boa quantidade de potássio e vitamina C.

Um estudo recente mostrou que mulheres que comem alimentos à base de tomate (molhos, saladas) desfrutam de uma melhor proteção contra doenças cardíacas.

www.curapelanatureza.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...